SETH BJJ – Joinville

A trajetória da Seth Brazilian Jiu Jitsu começa a se desenhar em 2014 na cidade de Joinville. Nesse ano, um dos professores mais relevantes do cenário do Jiu Jitsu em Joinville, Alexandre Marciano começa atuar socialmente num dos bairros mais carentes e violentos da cidade, o Jardim Paraíso. Decidido a cumprir com a missão de utilizar o Jiu Jitsu para modificar positivamente a vida das pessoas o professor Alexandre Marciano instala um núcleo social dentro de um importante projeto do bairro, o Projeto Acolher e passa a influenciar a vida de crianças e adolescentes em situação de alto risco.

 

Por um motivo organizacional, o professor precisa criar o nome de um time para que pudesse desenvolver uma experiência de irmandade para as crianças que em sua maioria tinham grandes problemas em suas estruturas familiares. Com esse foco surge o nome que iria  gerar um conceito muito claro de melhoria continua o Faixa Preta, que nessa época era um dos líderes da Gracie Barra Brasil começa fazer seus primeiros rabiscos.
Primeiros rabiscos feitos pelo professor Alexandre Marciano na contra capa do livro Carlos Gracie o Criador de uma dinastia.

Primeiros rabiscos feitos pelo professor Alexandre Marciano na contra capa do livro Carlos Gracie o Criador de uma dinastia.

Em 2015, o projeto social passa então a tomar o formato de um verdadeiro time de Jiu Jitsu e passa a ter um nome, SETE JIU JITSU. A nomenclatura é escolhida, pois, o professor Alexandre Marciano determina 7 pilares que na sua visão são necessários para melhoria da qualidade de vida do ser humano. Alimentação, Atividade Física, Autocontrole, Prevenção, Defesa Pessoal, Relacionamentos e Espiritualidade são os sete pontos que passam a conceituar a diretriz de trabalho da SETE JIU JITSU.

 

Em pouco tempo, vários alunos do professor Alexandre Marciano se juntam a essa missão e passam a transformar positivamente a vida de crianças em situação de vulnerabilidade. Marcos Vinicius, Pedro Ribeiro, W. Alexandre, Denilson Alves e Cleverton Medeiros passam a ministrar aulas no projeto. As crianças do projeto começam a participar de competições e se destacam de forma incrível em todos os eventos inclusive conquistando medalhas no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu.
Primeira logomarca utilizada no projeto social com o lema “Nós não desistimos de ninguém” tirado do projeto Acolher que atua no bairro Jardim Paraíso.

Primeira logomarca utilizada no projeto social com o lema “Nós não desistimos de ninguém” tirado do projeto Acolher que atua no bairro Jardim Paraíso.

Em 2016 mais um núcleo social da SETE Jiu Jitsu começa a atuar em Joinville dentro da Igreja Batista Pedras Vivas coordenado pelo Pastor Rodrigo Viana, em seguida juntasse a ele o faixa marrom Charles Correa que passa a desenvolver um incrível trabalho com as crianças.

 

Em 2017 o professor Alexandre Marciano abre mais um núcleo, dessa vez na 1º Igreja Presbiteriana Renovada de Joinville. Também em 2017, nasce a primeira escola 7 que atua dentro de uma academia fixada no bairro morro do meio em Joinville. Essa escola nasceu, pois o professor Alexandre Marciano sempre buscou incutir em seus alunos a necessidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas e influenciar as comunidades através do Jiu Jitsu, empurrado por essa visão e buscando suprir seu próprio sonho o faixa marrom Henrique Fernandes pede permissão para o professor Alexandre Marciano para ministrar aulas na cidade. Ele tem total apoio do professor e começa ali um projeto piloto.
Crianças conquistam títulos no campeonato Brasileiro de 2017.

Crianças conquistam títulos no campeonato Brasileiro de 2017.

Algumas das crianças do núcleo Sete no projeto Acolher.

Algumas das crianças do núcleo Sete no projeto Acolher.

Em abril de 2018 a unidade do morro do meio precisa ser fechada por motivos alheios a vontade do instrutor Henrique Fernandes. No mesmo mês o professor Alexandre Marciano busca registrar a academia SETE Jiu Jitsu na CBJJ/IBJJF e tem seu pedido indeferido. Uma semana antes a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu havia recebido a solicitação de uma equipe Amazonense que utilizava a mesma nomenclatura. Decidido a não retroceder em sua missão, professor Alexandre Marciano passa duas noites em claro estudando nomes e buscando alternativas que não desligassem o time de seu conceito inicial o de melhorar a qualidade de vida das pessoas através de SETE pilares.
No dia 27 de abril de 2018, nasce oficialmente a SETH BRAZILIAN JIU JITSU devidamente registrada e autorizada pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu. A terminologia “SETH” é inspirada na historia Bíblica que aponta Seth como o terceiro filho do casal Adão e Eva. Segundo o relato bíblico Seth nasceu após a morte de Abel e Eva acreditava que ele fora designado por Deus para estabelecer uma nova descendência em substituição a Abel que foi morto por Caim. Seth é indicado como justo pela teologia Judaico-Cristã e no livro apócrifo dos Jubileus Seth é chamado de ancestral de todas as gerações dos justos. Como em português Seth também é grafado como SETE e a sonoridade é a mesma, essa foi uma alternativa para que o nome inicial do time e principalmente seu conceito fosse mantido.

 

A partir desse ponto, o professor Alexandre Marciano já está decidido em transformar a SETH Jiu Jitsu num movimento mundial pela melhoria do seu humano. Através de um conceito bem definido e um processo metodológico cuidadosamente estudando os 7 pilares se tornam a forma de trabalho do novo time.
O faixa azul Andrew Pedroso trabalha exaustivamente para ajudar na formatação visual do novo time e desenvolve a nova logomarca. No mês 6 de 2018 começa a operar a unidade matriz,  liderada pelo professor Alexandre Marciano com objetivo muito bem definido de criar uma sociedade mais ativa e saudável, melhorando assim a qualidade de vida das comunidades onde a SETH atua.

 

Juntamente com a unidade Matriz começam a operar no mesmo mês e dentro dos mesmos processos pedagógicos a seguintes unidades: SETH Joinville Aventureiro, SETH Blumenau, SETH Laguna, SETH Jiparana.

 

A SETH nasce sob o lema JIU JITSU COM PROPÓSITO. Esse lema norteia nosso foco e nossa missão a de contribuir para formação integral de cada membro de nosso time e das comunidades que estamos inseridos.